versão portuguesa     english version 
Abertura Empresa Serviços Informações Estatísticas Mensagens
           
     


 EMPRESA 

A Foztráfego - Agência Marítima da Figueira, L.da. foi fundada em 13 de Dezembro de 1973 e iniciou a sua actividade em 1 de Abril de 1974, vocacionada para desenvolver a sua actividade no sector de agentes de navegação e operadores portuários. Foi constituída pelo maior armador nacional, à época, a Companhia Nacional de Navegação e por um despachante local, que posteriormente cederam as suas quotas à Portline- Transportes Marítimos Internacionais, SA, hoje o seu sócio maioritário, à SeteShipping- Transportes Internacionais, SA e à Setefrete-Tráfego e Cargas, SA.

O seu capital inicial era de 500 contos (cerca de 2.500 euros) e, hoje, de 250.000 euros.

Em 1984, por força da legislação então implementada sobre o agenciamento de navios, a Foztráfego passou a desenvolver a sua actividade exclusivamente como agente de navegação, tendo a parte da operação portuária no sector das estivas e desestivas sido englobada na Operfoz - Operadores do Porto da Figueira da Foz, L.da., criada para esse fim, e da qual possui um terço na participação do seu capital social.

Foi, ainda criada em 1994 uma empresa gestora de mão-de-obra, a Fozpor-Empresa de Trabalho Portuário da Figueira da Foz, ETP, L.da, na qual participa directamente com uma quota de 20 por cento e indirectamente através da Operfoz com 60 por cento.

Como agentes de navegação, a Foztráfego além do porto da Figueira da Foz actua em todos os portos nacionais através de serviço de subagências e, no porto de Aveiro, através duma empresa que criou, em 1990, a Sana-Sociedade de Agenciamento de Navios, L.da e de que participa no seu capital com 66,25 por cento.

Actualmente e no conjunto das suas participações a empresa detém capitais próprios que atingem cerca de 870 mil euros, um quadro de pessoal com 30 trabalhadores altamente especializados no sector dos transportes e da movimentação de mercadorias e facturou cerca de 5 milhões de euros, no conjunto das suas participadas, durante 2003 .

A Foztráfego movimenta em operações de carga e descarga, cerca de 35 por cento da carga movimentada no porto comercial da Figueira da Foz que foi de 805 mil toneladas, em 2003, sendo cerca de 62 por cento carga exportada e os outros 38 por cento de importação. A Operfoz, empresa participada, é a maior operadora do porto com 88,7 por cento do total do movimento e a Foztráfego intervém na maioria dos navios que atracam o porto, sendo a maior agência marítima com cerca de 70 por do total de agenciamento de navios.

Poder-se-á dizer que, tradicionalmente o porto da Figueira da Foz é um porto de produtos florestais (55 por cento), com as empresas papeleiras do concelho, a movimentarem ainda cerca de 52 por cento do movimento total.

Os graneis sólidos, área em crescente expansão, atingiram já cerca de 40 por cento do movimento da carga em porto, o que corresponde a cerca de 325 mil toneladas sendo que, dessas, 180 mil são de importação e 145 mil de exportação. A Foztráfego possui uma quota de 68 por cento nesta área.

O ano de 2003 foi um ano decisivo no porto da Figueira da Foz em virtude de se iniciar a utilização do ramal de caminho de ferro para receber pasta de papel e contentores com destino à exportação por via marítima.

O ramal existente no cais, com ligação à rede ferroviária nacional/internacional, constitui uma mais valia para o porto e cria expectativas positivas relativamente a outros tipos de mercadorias, que o poderão utilizar para a exportação, quer para a importação. Perspectiva-se que, no futuro, com a utilização desta via e o aumento da movimentação de graneis a nossa empresa possa vir a melhor servir os seus clientes e toda a economia da região centro.

A Foztráfego é uma empresa certificada, desde Janeiro de 2001, e actualmente com as normas ISO 9001:2000, NP EN ISO 9001:2000 e BS EN ISO 9001:2000 com orientação geral para a Gestão da Qualidade Total e tem como prioridade e importância a melhoria contínua dos seus serviços.


FOZTRÁFEGO - Agência Marítima da Figueira, Lda.

Travessa da Rua Manuel Fernandes Tomás, nº 5 - 1º
3080-056 Figª da Foz
Portugal

Telefone: 233 401 780
Fax: 233 428 763
Telex: 53014 FOZTA P
Telegrama: NAVFOZ       

E-mail: foztrafego@mail.telepac.pt

Gps

N   40º 08' 53.0" /  W    8º 51' 06.2"

 
 © 2014 Figueira.net